logo RCN
JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

ERA DE OURO DO RÁDIO JOINVILENSE (Vozes que silenciaram)

Da redação: Ary Silveira de Souza - 21/1/23 - 12h10min. - Manoel da Silveira (Manduca) e Heriberto de Oliveira foram importantes protagonistas da era de ouro do rádio joinvilense. Durante mais de 30 anos os ouvintes da Rádio Difusora de Joinville se habituaram a acordar com o apito do trem anunciando a chegada do “matuto” Manduca, para a apresentação do programa manhã Sertaneja.   

O francisquense Heriberto de Oliveira, comunicador e repentista atuou por muitos anos na Rádio Colon e depois na Rádio Difusora de Joinville. Nas segundas-feiras, em seu programa diário na Rádio Colon, acompanhado pelo violão que ele mesmo dedilhava, apresentava paródias com temas locais, geralmente relacionadas com o jogo de domingo entre América e Caxias.

Heriberto veio para Joinville, caminho seguindo por muitos radialistas franscisquenses  que enriqueceram a radiodifusão joinvilense. Do picadeiro do circo Manduca veio para o palco da Rádio Difusora, onde permaneceu durante toda sua  vida.

Na foto, contracenando com Heriberto, no palco, Manduca segura uma corda em cena relacionada com a história de uma égua que puxava a carroça do pão da Padaria Brunkow, tendo como boleeiro um jovem chamado Miguel. História que deu origem ao mote “segura a égua Miguel”, muito usado pelo humorista.

Foto cedida pelo radialista José Eli Francisco

O livro “Memórias de um repórter Joinvilense” dedica um capítulo à memória de Manduca e Heriberto de Oliveira.

Anterior

"Fratura de confiança" fez Lula demitir comandante do Exército, diz ministro da Defesa

Moraes mantém mais de 900 pessoas presas por ataques às sedes dos Três Poderes Próximo

Moraes mantém mais de 900 pessoas presas por ataques às sedes dos Três Poderes

Deixe seu comentário